.


.

.

08 março, 2010

and the oscar 2010 goes to...

Confesso: não assisti, estava cansada da maratona que foram os meus últimos dias.

Mas hoje, quando acordei e liguei o rádio, soube de duas premiações que me deixaram imensamente feliz: o filme Guerra ao terror [venceu 6 das 9 categorias que disputava] e Jeff Bridges levou melhor ator.

O longa Guerra ao terror foi o azarão da festa: baixo orçamento, distribuido originalmente só em dvd, dirigido por uma mulher, filme de ação e guerra, tema árduo mas muito caro aos norte-americanos. Com este currículo, digamos assim, de menor importância der-ro-tou a super-mega-blaster-produção Avatar, o maior orçamento, a maior bilheteria, o super diretor James Cameron, concorria também a 9 categorias, ou seja, o blockbuster representante da indústria.

Briga entre Davi e Golias, foi assim que a imprensa definiu a disputa.

Mas, qual o que, o Davi novamente vence e leva seis cobiçadas estatuetas. Kathryn Bigelow e seu filme venceram nas categorias melhor filme, direção, roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som.

Além, é claro, que foi a primeira vez que uma mulher vence o Oscar de melhor direção. Além de ser ela ex-esposa de James Cameron o maior perdedor da noite.

Não há outra maneira de descrever isso: é o momento da minha vida, ela disse no palco ao receber o Oscar de direção.

Só para recapitular  ela  é a 4ª mulher na história a ser indicada para o Oscar de direção, e dedicou o prêmio aos homens e mulheres do exército que lutam no Iraque e no Afeganistão, que eles possam voltar para casa sãos e salvos.

E Jeff Bridges? Por que adorei sua vitória?

Porque ele é um mega ator de uma linhagem de profissionais do cinema, e quando digo "profissionais do cinema" me refiro àqueles que trabalhavam na indústria, não aqueles superstars deslumbrados, cheios de escândalos etc, se é que vocês me entendem...
 
Ao receber a estatueta ele disse obrigado a meu pai e a minha mãe por terem me mostrado essa profissão maravilhosa. Eles adoravam o show biz, me sinto como se eu fosse uma extensão deles. Fofo, não acham?