.


.

.

28 janeiro, 2011

o discurso do rei

Há pouco tempo me referi à censura dos executivos do History Channel a minissérie produzida pelo canal a respeito da família Kennedy. 

Fico imaginando se a mesma conduta fosse adotada pelos ingleses. Não teriamos os filmes sobre Elizabeth I, interpretada por Cate Blanchet, a Rainha, interpretada por Helen Mirren e agora o  filme O discurso do Rei com Colin Firth no papel do soberano George VI.

Rei George VI


Duques de Windsor
O rei George VI nasceu Príncipe Albert e levava uma vida quase sossegada com sua família, ostentando o título de Duque de York,  quando seu irmão, o rei Edward VIII, renunciou em 1936 para se casar com a plebéia e duplamente divorciada norte-americana Wallis. A partir daí os papéis se inverteram e Edward passou a ser o Duque de Windsor com sua Wallis.

Albert, tímido e gago, assumiu o trono e enfrentou tempos difíceis, pois logo teria início da 2a. Guerra Mundial.

George VI é o soberano por trás da coroa e mensagem [aqui] que têm decorado espaços aqui e acolá nos blogs e nas paredes.

Quando ele morreu, sua esposa, Lady Elizabeth Bowes-Lyonpassou a ser chamada Rainha Mãe - a senhorinha que morreu centenária em 2002 -, e a soberana da vez passou a ser sua filha mais velha, a rainha  Elizabeth II.


Elizabeth, Rainha Mãe






Apesar de Colin Firth não lembrar em nada o soberano inglês, mais uma vez a realeza britânica oferece o enredo para seus súditos  talentosos brilharem frente às câmeras.