.


.

.

17 janeiro, 2011

quase gêmeos

Este quase gêmeos merece uma explicação. Assistindo ao canal futura nesse fim de semana, assisti a uma breve biografia de Ataulfo Alves apresentada por seu próprio filho. As imagens levadas ao ar me fizeram lembrar de outro talentoso músico, Robert Johnson.

Daí que fui atrás de imagens para constatar o que eu suspeitava. Eles são quase gêmeos, fisicamente, na elegância, e principalmente, no talento musical.

A trajetória desses dois músicos merece destaque. Por isso, apresento um resumo de suas biografias antes das imagens que escolhi:

Ataulfo Alves de Souza, brasileiro, cantor e compositor de samba. [02/05/1909 – 20/04/1969]
Aos vinte anos começou a compor e tornou-se diretor de harmonia de Fale Quem Quiser, bloco organizado pelo pessoal do bairro onde morava. Sua musicografia ultrapassa 320 canções, tendo intérpretes importantes que fizeram versões de suas músicas. Faleceu em decorrência do agravamento de uma úlcera, após uma intervenção cirúrgica, poucos dias antes de completar 60 anos de idade.

Robert Leroy Johnson, norte-americano, cantor e guitarrista de blues. [08/05/1911 – 16/08/1938]
Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para aquele ritmo. Influenciou grandes artistas durante anos como Muddy Waters, Led Zeppelin, Bob Dylan,  Rolling Stones e Jeff Beck.

Eric Clapton considera Johnson "o mais importante cantor de blues que já viveu". Por suas inovações, músicas e habilidade com a guitarra ficou em 5º lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Infelizmente Johnson morreu precocemente, aos 27 anos. Uma das lendas conta que ele teria vendido a alma ao diabo para obter o seu talento e a sua habilidade com o violão.  No supersticioso sul dos Estados Unidos do início do século essa superstição fazia parte da tradição do blues. Três de suas 29 músicas aumentaram as crenças na história. Mas o mito foi difundido principalmente por Son House, um influente cantor e guitarrista de blues norte-americano.







fontes: wikipedia.org e google imagens