.


.

.

17 maio, 2011

eu tricoto, tu tricotas, ela tricota...


Durante a 1ª Guerra Mundial e novamente durante a Segunda Guerra Mundial, a Cruz Vermelha americana lançou campanhas de tricô para fornecer roupas quentes aos soldados e refugiados de guerra.


Os tricoteiros voluntários pertenciam a uma unidade da Cruz Vermelha chamada Corpo de Produção que produziu também ataduras, meias de lã e pijamas aos veteranos e  hospitais civis.

Os padrões do tricô militar foram idealizados para serem compatíveis com uniformes dos soldados e marinheiros e deveriam ser obrigatoriamente em lã verde oliva ou azul-marinho.


foto: Museu da US Cruz Vermelha


No site da Cruz Vermelha Americana você encontra, em arquivo .pdf, as receitas para a confecção das peças executadas pelos voluntários na  2ª Guerra Mundial, além dos cartazes e fotos das campanhas  e dos voluntários.


Outra curiosidade diz respeito ao engajamento das estrelas de Hollywood que se deixavam fotografar com as agulhas e lãs nos intervalos das filmagens. 
As atrizes européias também se deixaram fotografar entre linhas e agulhas



Para visualizar melhor a seleção de atrizes, clique nas imagens para ampliá-las.



Imagino que algumas delas tinham ou passaram a ter o tricô como passatempo nos longos intervalos entre as filmagens. Pelo menos, Bette Davis mostra-se muito à vontade entre agulhas de tricô e também de crochê.


De qualquer maneira a ideia persiste até os dias de hoje com campanhas criadas por grupos de tricoteiras, inclusive aqui no Brasil, para criação de cachecóis, meias, e até enxovais para recém-nascidos. Para saber mais visite Tricoteiras Solidárias

Interessante, não é? Realizar esta pesquisa foi gratificante; pude constatar que o trabalho manual é muito mais valioso que o meu trabalho amador.