.


.

.

17 junho, 2011

tea lovers


A minha mais antiga memória desta bebida está relacionada à gentileza oriental. Há muitos anos, eu frequentava um instituto de cultura chinesa, buscando as massagens terapêuticas.


Quem me atendia era um senhor, o senhor Higa, e ele aplicava uma maravilhosa massagem denominada Anma. A massagem começava sempre pelos pés, e a medida que massageava a planta dos meus pés, surgiam as perguntas do senhor Higa: se eu tinha muitas dores de cabeça, nas costas, insônia...?

Eu, dentro da minha ignorância ocidental, julgava aquele senhor um vidente. Que nada. O meu corpo tinha todas as respostas que ele queria. Bem, ao final da sessão ― que se concluía no topo da cabeça, o senhor Higa me oferecia um típico copo de chá verde. Ainda hoje sou fã dessa infusão.

Conta uma milenar lenda chinesa que um imperador descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, o imperador provou o líquido e adorou. Nascia, assim, o chá. 

Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia. No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes. A sua cultura em solo japonês desenvolveu-se rapidamente.

E lá, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.

Mas por que "verde"? Ele é assim chamado porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Mas atenção: algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.

A preparação do chá difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário, as folhas acabam sendo cozidas proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.


Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, dizem que ele também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL “colesterol ruim” e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.


Aproveite melhor os benefícios dos chás nesta época fria e gelada.






fontes: www.chaverde.org  e wikipedia, a enciclopédia livre