.


.

.

11 setembro, 2011

in memoriam


Eu sei que da lista de palavras de grande significado para a humanidade nos últimos anos se intensificou, ainda mais, o uso a palavra tolerância.

Agora esta palavra faz parte do rol daquelas que são anseios e desejos em várias partes do mundo e em várias línguas. Deseja-se a tolerância assim como se deseja  amor, paz, solidariedade, amizade etc.

Eu mesma a uso recorrentemente, no entanto...

Parei para pensar em seu significado e me surpreendi porque me dei conta que tolerar é muito pouco para aquilo que ansiamos.

Tolerar é suportar e aguentar. Se pensarmos em sua aplicação prática, só conseguimos suportar o diferente de nós, o incompreensível do outro? É pouco.

Pensando bem, tolerar exige da gente a hipocrisia, a falsidade nas relações mais corriqueiras e sejamos sinceros, já praticamos essa conduta há tanto tempo de maneiras distintas e muitas vezes inconsciente: toleramos o chefe tirano, a má educação, a corrupção, a falta de ética, pessoas inconvenientes, a torcida adversária, o vizinho chato e barulhento, o bullying virtual, e por aí vai...


Tolerar representa uma a frágil fronteira da intolerância, da violência, do desumano, do inadmissível, do inominável.

Penso que deveríamos praticar outro verbo, não o encontrei ainda. Quem pode me ajudar nessa descoberta?

Vocês aceitam fazer parte dessa busca por um novo paradigma?

Cris*Borrego

fotos: acervo pessoal
.
.