.


.

.

19 janeiro, 2012

dica do sommelier n.5



Olá,


Como vão os seus dias?


Hoje falarei um pouco mais a respeito da minha atividade, da minha profissão.


Desta vez pensei em algo muito peculiar na área de sommelier, que é o atendimento ao cliente e também a preocupação nos últimos anos na questão da regulamentação da profissão.


Espero que vocês aproveitem as informações e que elas sejam úteis para a próxima ida ao restaurante.


Vinhos em Restaurantes

Como Sommelier Chefe, responsável pelo serviço do vinho nos restaurantes Fior d’Italia, La Terrina, il Papávero e La Forchetta, divido com vocês um pouco de meu conhecimento sobre a venda de vinho nos restaurantes.


Para se vender acertadamente um vinho é necessário estar preparado psicologicamente e tecnicamente para essa tarefa.


Não é apenas uma arte de saber harmonizar o vinho com o prato escolhido, é também um trabalho bastante técnico. Neste caso, conhecer o produto significa conhecê-lo com muita segurança.


E dentre os conhecimentos, é primordial que estejam incluídos:

- cardápio

- carta de vinhos

- particularidades do restaurante/hotel

- nacionalidade do vinho em questão

- região do vinho em questão

- safra do vinho em questão

- classificação dos vinhos



O sommelier deve conhecer e assimilar previamente o maior número possível de informações do seu cliente, a fim de poder atendê-lo da melhor forma.


O sucesso da venda está no planejamento que poderá ter quatro fases:
*Atenção - de forma que vamos chamar a atenção do cliente para consumir nosso produto;

*Interesse - de forma que vamos despertar o interesse sobre o nosso produto;

*Desejo - de forma que vamos inspirar o desejo sobre o produto; e

*Ação - de que forma será decidida a compra do produto.

Em nosso ofício, levamos sempre em consideração que as pessoas consomem por diversos motivos, como p.ex., moda, luxo, necessidades sociais, culturais, profissionais, de conforto, de segurança e outros motivos.


A partir desses indicadores, o sommelier pode facilmente fazer uma análise comparativa entre suas condições de atendimento e as necessidades do cliente.


O Sommelier

Foi dado o primeiro passo para a regulamentação da profissão de sommelier. Ou seja, hoje podemos dizer que a pessoa que exerce a função de sommelier é um profissional regulamentado.


No último dezembro foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania o projeto de lei 4.495/2008, que regulamenta a profissão de sommelier.


De acordo com o texto oficial, a atividade de sommelier deve se  ”restringir a quem for habilitado por instruções nacionais ou estrangeiras reconhecidas pelo há mais de três anos”. A proposta estabelece como atividades específicas exercidas pelo sommelier a participação no planejamento e na organização do serviço de vinhos, a gestão do aprovisionamento e da armazenagem dos produtos relacionados ao serviço e o atendimento aos clientes, assim como a resolução de suas eventuais reclamações. Os profissionais habilitados podem também ensinar em cursos básicos a avançados de formação de novos profissionais Sommelier. A proposta de lei deve seguir para o Senado, a menos que seja interposto recurso em contrário. [fonte: artigo publicado pela revista di Vino, edição 15, ano III]


É isso. Aprecie sempre um bom e honesto vinho...