.


.

.

13 fevereiro, 2012

perfil - ana lemke


Apresento hoje uma pessoa encantadora, numa breve entrevista que diz muito a seu respeito. Falo de Ana Paula Lemke.
Aninha é  da nova geração de brasileiros,  que enxergam o meio ambiente com o devido respeito que merece. Trabalha com Ecologia e atualmente é mestranda na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Acima de tudo ela é um carinho. Uma jovem cativante.
Com vocês, um pouco de mais uma querida, Ana Lemke...

cadêomeumoleskine? –  ao pensar no inesquecível, Aninha, quais são para você a viagem ou o lugar, a música, o livro e a imagem?
Ana Lemke – Começando...
O lugar inesquecível para mim é com certeza a Ilha do Mel, no PR. Gostei muito da hospitalidade dos nativos da ilha, as chuvas e o frio (fui pra lá no final de maio), a beleza da mata atlântica, as praias, o balé dos golfinhos enquanto estávamos na balsa, a culinária, tudo, tudo, tudo, lá é perfeito!

...a música
Fico com Aquarela de Toquinho. Gosto dela desde criança me faz viajar quando escuto. Mas se pudesse falar de várias, eu escolho o gênero Rock, estilo que sempre curti... Mas gosto também de música clássica, MPB, blues, pop rock.


... o livro


Gosto muito de ler, adoro livros policiais e que tratam de psicologia, mas se pudesse escolher apenas um, seria O Meu Pé de Laranja Lima, do José Mauro de Vasconcelos, foi o primeiro livro “de gente grande” que li, gosto muito da história.






... a imagem
Agora você me pegou, risos. Essa foi a parte mais difícil para mim, tenho tantas imagens na minha mente, cada uma refletindo um momento... me segurei para não colocar mais do que um nos anteriores, agora quero mais, risos. Meu roteiro selecionado é este


Natal, Rio Grande do Norte, foi uma viagem rápida, mas pude conhecer esse pedacinho lindo do nosso Nordeste, sua cultura, o vocabulário, foi tudo muito lindo!!!!

Pantanal Sul-matogrossense, é um lugar de beleza incomparável, para mim, por fazer parte do meu estado, por ter feito pesquisa lá, por tudo, recomendo muito uma visita (levem muito repelente e protetor solar) que não se arrependerão!

   


PARNA - Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, um local com uma beleza paradisíaca, águas minerais, durante a caminhada pudemos pegar água direto das nascentes e recarregar nossas garrafinhas, foi emocionante.
 para mim.



 Serra Gaúcha, um local que dispensa comentários, o frio, o chimarrão, o pinhão, as geleias, e como todas as vezes que estive lá, a inesquecível presença dos familiares!

      Vale da Lua em Goiás, é um conjunto de rochas que lembram as rochas lunares e que a natureza delicadamente esculpe. A força da água dá as rochas formas magníficas e indescritíveis.
cadêomeumoleskine? – o que te tira do sério?
Ana Lemke – A falta de responsabilidade, compromisso. Não tenho muita paciência com pessoas que esquecem compromissos, ou então ficam desmarcando.
cadêomeumoleskine? – o mundo tem uma natureza exuberante em todas as regiões, os problemas sociais são gigantescos, e o consumo aumenta a cada dia; é possível ser otimista quanto à saúde do planeta?
Ana Lemke – Existem profissionais que dizem existir possibilidade de se reverter tudo, mas eu (mesmo sendo otimista ao extremo, sempre) não acredito muito nessa hipótese. Acredito que se cada um fizer a sua parte podemos melhorar a qualidade ambiental do planeta, mas reverter esse quadro, não.
cadêomeumoleskine? – como gestora ambiental, que mensagem você pode deixar para aqueles que leem o blog de norte a sul do país e que acessam o blog mundo afora?
Ana Lemke – A mensagem que eu deixo, de coração, é:
aumentem as áreas verdes o máximo que puderem.
As árvores melhoram a nossa qualidade de vida, reduzem a temperatura do ambiente.
Para se ter uma ideia,  um pequeno gramado de 1x1 em casa já reduz a quantidade de água que vai ficar nas áreas impermeáveis e reduzem as inundações, além do que não tem nada mais bonito e gostoso do que ter um pedacinho de terra em casa para poder plantar suas próprias hortaliças e comê-las fresquinhas, ou ter um canteiro para cultivar flores!!
cadêomeumoleskine?complete a frase: "não vivo sem ..."
Ana Lemke Água.
Pode até parecer clichê por eu trabalhar com isso, mas não vivo sem água. Água pra beber, água para se banhar, água para cozer os alimentos, água para purificar a alma. E também para pesquisar!
cadêomeumoleskine? – como foi, para você, participar desta breve entrevista?

Ana Lemke Tentei fazer o que você disse, me diverti. Foi tão gostoso poder parar para pensar em mim, no que realmente me atrai, sem ser cientificamente...

.
.

.

*todas as fotos são de Ana Paula Lemke