.


.

.

06 março, 2012

dica do sommelier n.12


Olá Amigos,

Com uma oferta cada vez maior de vinhos no mercado em geral, fica difícil escolher adequadamente aquele de deveremos selecionar para harmonizar seja numa simples degustação entre amigos ou para acompanhar as refeições.

Por isso, passo aqui todas as terças-feiras para lhes dar uma clareada na hora de escolher o próximo vinho.

Como o assunto da dica n.10 foi ilustrar a diferença do velho para o novo mundo, hoje trago dois produtos que têm em comum a uva Cabernet Sauvignon.

Essa uva é considerada a variedade tinta mais nobre do mundo, por ser uma das únicas castas que se adapta a todos os terroirs mundo afora.

Apesar de ser uma casta tinta de grande expressão, possui uma flexibilidade de nuances em cada parreiral, respeitando a tipicidade da região em que é cultivada sem perder sua origem Bordeaux.

... do Novo Mundo

Escolhi o vinho o Talento, da vinícola Salton, situada em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Este vinho é realmente a verdadeira expressão do terroir brasileiro, confeccionado a partir do corte das cepas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat.

Traz consigo uma coloração intensa de frutas negras, preservando a riqueza do carvalho usado em sua vinificação, no bouquet, prevalecem frutas percebidas pela evolução do estágio em carvalhos junto com o tempo de armazenamento na garrafa.

O paladar apresenta o equilíbrio entre a acidez e o álcool, com boa concentração de frutas, taninos finos e maduros, longa persistência e olfato delicioso de chocolate e frutas.

... O Velho Mundo
Escolhi o Chateau Timberlay, um Prestige Couvéer da região de Bordeaux.

É vinificado a partir do corte da Cabernet Sauvignon com Merlot em colheita manual, fermentado em tanques de cimento com controle de temperatura.

Tem uma maceração longa, o que possibilita dar vivacidade a cor do vinho e amadurece em carvalhos novos e usados por 18 meses.

O vinho apresenta cor rubi com tons violáceos. O olfato é intenso, lembrando frutas vermelhas maduras, baunilha e especiarias. O paladar seco, encorpado, com taninos macios e bem equilibrados, integrado com o carvalho.

Estas são duas dicas que valerão a pena lembrar na hora de escolher um vinho para harmonizar sua refeição em uma ocasião em que se leve em consideração a tipicidade do terroir de cultivo, uma vez que são produzidos com cortes das mesmas uvas, em regiões diferentes.

Em regra, serve-se primeiro o Talento (novo mundo), e depois o Chateau Timberlay (velho mundo).

Aprecie sempre um bom e honesto vinho!!!

Saúde!!!
Jeozadak Gomes