.


.

.

20 março, 2012

dica do sommelier n.13


Olá Amigos,

Antes da dica de hoje, eu gostaria de lhes dizer que sinto por não ter trazido uma dica na terça-feira passada. Está chegando a ExpoVinis e isso me mantém bastante ocupado porque tenho que desenvolver novo trabalho, já que sob minha responsabilidade estão quatro estabelecimentos e suas cartas de vinho.

Preparados para a dica de hoje?

Então, vamos a Portugal, um país que poderia ser chamado de um vinhedo plantado a beira-mar.

Tradição, grande diversidade de clima, diferentes regiões – e principalmente – variedades únicas de uvas, fazem do país um porto seguro dos bons vinhos.


imagem: Douro, Portugal


As videiras estão em toda parte, convivem com outras culturas, fazem parte do dia a dia do povo e podem ser vistas até nos jardins das casas.

Portugal produz em média perto de 7,5 milhões de hectolitros dos quais consome 5,53 milhões, o que representa um consumo de 55 litros por habitante/ano – uma produção considerável se levarmos em conta o tamanho do país.
imagem: cellartours.com
Os vinhos são variados e com qualidade média muito boa e merecem atenção especial do consumidor brasileiro, mesmo porque tem boa relação custo/benefício. Sem contar que eles têm personalidade própria. 



Na próxima semana falarei a respeito da degustação de um vinho especial, aguardem.


Grato a todos, e como sempre, aprecie sempre um bom e honesto vinho.