.


.

.

18 março, 2012

perfil ~ vivianne la rocher


Criadora e criatura compõem o perfil de hoje. A criadora é a designer Vivianne La Rocher, uma brasileira que reside em Livorno na Itália. A criatura é a sua loja virtual de bolsas, a JOANA FULANA®.
Desde pequena a Vivi já criava coisas, aprendeu a costurar sozinha e houve um tempo em que produzia suas próprias roupas. No começo, ela desenhava, cortava e costurava bolsas para uso pessoal, quando queria algo diferente para alguma produção inusitada, sentava em frente à máquina de costura e em alguns minutos lá estava a bolsa que ela iria usar naquela ocasião.
Então, o que fazer com esse talento?
Surgiu assim a JOANA FULANA®, a loja virtual exclusivamente para as bolsas disponíveis no Brasil, todas peças únicas, e a marca ainda conta com representantes em Uberlândia MG, Taubaté SP e Cuiabá MT.
Ficou interessada? Tem mais. Leia a generosa entrevista da Vivi e descubra um pouco mais da história desta mulher talentosa e a sua paixão como criadora...
.
.


cadêmeumoleskine – Começando Vivi, ao pensar no inesquecível, quais são para você a viagem ou o lugar, a música, o livro e a imagem?
Vivi La Rocher – um lugar inesquecível para mim 


É uma pequena praça, em um ângulo limítrofe com as montanhas rochosas características da península, que além do panorama esplendoroso, de frente para o mar é onde eu fui pedida em casamento pelo meu amor!

Inesquecíveis são as canções de Renato Russo, foram a trilha sonora da minha adolescência e até hoje lembro todas as letras - não que tenha se passado tanto tempo assim! rs.
É que com tanta banalidade fazendo sucesso nos tempos de hoje, sinto falta da poesia, de músicas que nos remetam a refletir algo ou que simplesmente sirvam de fundo para um momento relax.

... o livro, Coco Chanel - La Biografia, de Henry Gidel. 

Que ela foi e ainda é uma referência em estilismo e ícone da moda, todos nós sabemos, porém este livro me levou a entender um pouco melhor o universo de C.Chanel; uma mulher que enfrentou com dignidade e coragem todos os obstáculos e infortúnios da vida.

a imagem ...
São tantas imagens que me veem em mente! Escolhi esta, em Kotor – Montenegro. Há alguns anos atrás, eu trabalhei por um período como hostess em um navio de cruzeiros, e neste dia resolvi subir a montanha até o ponto mais alto da região; 

cadêmeumoleskine – eu gostaria de saber mais a respeito da  JOANA FULANA , então, você se importaria em contar um pouco sobre a sua loja virtual, a criação dos modelos etc?
Vivi La Rocher  A JOANA FULANA é a minha menina dos olhos! A idéia nasceu em um momento um tanto quanto conturbado da minha vida, não satisfeita com a faculdade nem com o que curso de Direito poderia me proporcionar no futuro, decidi investir no meu sonho de infância: ser designer! 
Com o tempo, a JOANA FULANA tornou-se coisa séria. Registrei a marca, a logomarca e alguns modelos. Tudo tem uma lógica, a idéia da dupla face, bolsas com dois tecidos diferentes para ser usada dos dois lados, veio com a própria logomarca.
Se vocês olharem bem o desenho, verão que é uma JOANA (joaninha) e virando-o, é uma FULANA (uma menina sem um rosto definido com cabelo blackpower).
Atualmente, moro em Livorno, na Itália onde o Atelier JOANA FULANA ainda está em fase de estruturação, pois com a mudança do Brasil, depois de 4 anos da criação da marca, é totalmente necessário este período de adaptação. Aos poucos, a JOANA FULANA já está conquistando o mercado também aqui.
A JOANA FULANA ainda é um “bebê”, está começando a engatinhar e a nossa intenção é ir muito muito mais além! Trabalhando sempre com exclusividade e versatilidade que são as principais características da marca.
cadêmeumoleskine – o que a criatividade e a criação têm a nos ensinar?
Vivi La Rocher  Ser criativo e levar a vida com um senso de criatividade, creio que ajuda a torná-la no mínimo mais divertida. 
A criação é a forma mais autêntica de expressar o seu sentimento com relação às coisas. Através da JOANA FULANA, por exemplo, criando modelos de bolsas, ainda que simples, eu busco expressar como eu vejo este item que para mim deve ser um objeto prático, útil, por ser indispensável em alguns momentos e belo, de forma que complete o “figurino” escolhido.
cadêmeumoleskine – o que te tira do sério e o que falta ser cultivado nos dias de hoje?
Vivi La Rocher  O que realmente me tira do sério é o desrespeito ao meu espaço, às vezes parece que as pessoas não se preocupam muito em respeitar os limites alheios e acabam por ser inconvenientes.
Nos dias de hoje falta ser cultivada muita coisa (rs), mas penso que esta pressa de viver, no sentido de que hoje em dia é tudo muito “fast”, ninguém mais tem paciência de esperar nada! Na moda, por exemplo, antes que sequer começasse o Verão, algumas marcas já estavam lançando o Inverno... o mercado exige essa aceleração descontrolada das temporadas  porque as pessoas precisam de tudo  agora, se cansam muito rápido das coisas. Eu particularmente prefiro tudo um pouco mais “slow”, gosto de degustar cada instante da vida com calma.
cadêmeumoleskine – complete a frase: "não vivo sem ...”
Vivi La Rocher  meu notebook! É uma ferramenta de trabalho muito importante.
.
.
.