.


.

.

29 maio, 2012

dica do sommelier n. 23


Olá amigos.

Mais uma vez, começo com a resposta sobre o comentário de Dennyse Bacelete em meu último post.
Olá Dennyse,  
Bem! Agora você já sabe como obter informações sobre um vinho que tomou há dias, meses ou anos, não é!!? Essa ficha lhe ajudará daqui pra frente.  
Outra coisa, você ainda não conseguiu obter percepções sensoriais suficientes em relação à visão, olfato e paladar. A dica que dou é: sempre leia a respeito e saboreie vinhos, e se possível, ao mesmo tempo buscando identificar os sentidos especiais que ele oferece. Com o tempo você perceberá que não é tão difícil quanto parece.  

E lembre-se que a degustação de vinhos não é um jogo de adivinhações mas sim um equilíbrio de raciocínio.
Um abraço,
Dak



Vamos à sugestão de hoje?
O dia dos namorados se aproxima, e como é costume, todo mundo quer presentear a pessoa amada com algo que possa se tornar marcante. Então pensei em deixar uma dica para todos os casais que me acompanham aqui no blog da Cris.

Geralmente o homem procura agradar a mulher com um jantar e para que esse jantar se torne inesquecível não poderá faltar um bom vinho à mesa. Neste caso eu sugiro que procure saber que tipo de vinho ela gosta ou a deixe escolher.
Mas, se for a mulher que o levará ao jantar, não resta dúvida de que ela tenha lhe preparado uma grande surpresa. E aí, o homem deve deixá-la à vontade pra escolher. Vamos às dicas:

Se a noite estiver fria, escolha um vinho tinto moderno, ou melhor, com pouco corpo, porém, com bom equilíbrio nos três sentidos, visão, olfato e paladar.

Dica n.1 - Talvez um vinho com a uva Cringnan, que retrata vinhos suaves e elegantes, com boa cota de taninos quando a produção é moderada, muito frutado, com notas de morango, frutas vermelhas e condimentos. Uva típica da Espanha. Se tiver dúvidas, pergunte ao sommelier do restaurante se ele disponibiliza de algum vinho confeccionado com esta uva ou com um corte dela.
Dica n.2 - Ainda nas opções de tintos, você também pode contar com alguns Cabernet maduros ou Pinot Noir expressivos da região de Napa.


Dica n.3 -  Se a noite for de clima seco ou quente, busque algo mais sutil, tipo um Chardonnay de qualquer lugar do mundo, ou um Riesling alemão, também pode ser um Gewurztraminer Alsáciano ou de Penedés Espanha.


Dica n.4 - Mas se ainda tiver dúvida, escolha – sem medo de errar – um espumante vinificado com o método Champenoise. Pode ser até mesmo um produto brasileiro. Escolha a versão Brut do espumante ou se preferir, um Brut Rose.

Aproveitem bem as dicas e viva o amor.
Aprecie sempre um bom e honesto vinho...