.


.

.

15 maio, 2012

dica do sommelier n.21

Olá Amigos,


Já que em minha última participação falei sobre o evento histórico que virou filme, um ótimo filme por sinal, hoje abordarei um tema bastante interessante que poderá ser realizado por vocês


Para degustar um vinho -- na comodidade do seu próprio lar -- são necessários apenas os sentidos do degustador, uma taça e as garrafas de vinho.

No entanto, para desfrutar ao máximo os vinhos que serão degustados, vale a pena seguir alguns procedimentos, como por exemplo, é necessário obter:

a)   uma sala sem trepidação;
b)   um saca-rolha tradicional, o melhor amigo do sommelier e dos garçons;
c)    uma mesa coberta com uma toalha branca;
d)   uma taça com cálice fechado, de preferência a taça ISO ou alguma que se aproxime;
e)    boa luz, a ideal é a diurna;
f)       ausência de fumaça e de cheiros fortes;
g)    esteja sem sabores anteriores na boca, como café, menta, creme dental, cigarro, balas ...;
h)    água;
i)       para degustar corretamente um vinho não é necessário bebê-lo, já que a maior parte das papilas gustativas está situada na língua.
j)        é importante saber que a decisão de eliminar ou não o vinho dependerá do tipo de degustação que se realizará e o número de vinhos diferentes que se irá degustar.
k)     eliminá-lo ajuda a discernir cada um dos sabores peculiares que o vinho oferece.
l)       a ficha de degustação – a ficha de degustação é um fator importante nesta ocasião,pois lhe proporcionará um conhecimento do vinho a ser degustado através de seus sentidos.
As fichas de degustação podem ser úteis no futuro, já que você registrará as suas impressões sobre os vinhos que degustar.

Por essa razão, falarei a seu respeito em nosso próximo bate-papo.

Aprecie sempre um bom e honesto vinho...