.


.

.

12 junho, 2012

dica do sommelier n.25


Olá Amigos,
Estou em casa e deixei meu laptop no trabalho e eu não poderia deixar de publicar uma dica para vocês, meus amigos internautas.
Sendo assim, citarei um fato que me aconteceu recentemente e que servirá de aprendizado e reconhecimento para todos.
Meu cliente optou por um Malbec argentino, e como é de costume, sugeri um vinho de um renomado produtor argentino que traz consigo na bagagem vinhos finos de mesa do seu país.
Indiquei um 100% Malbec com estágio em barracas de carvalho francês por dezoito meses e uma maceração (contato da casca da uva com o mosto em sua vinificação) por 22 dias, engarrafamento em 2010.
Bem! Ao abri-lo percebemos que o produto estava ótimo, portanto foi dada a continuação da sua apreciação. Ao término o cliente percebe que há muita borra no fundo da garrafa e me chama,
– Dak, isso é estranho, o que você me diz?
Então eu o disse;
– Senhor, eu também estou surpreso. O vinho está ótimo e não nos transpareceu nada que pudesse desaboná-lo.
Então, amigos, é possível que um vinho apresente uma característica desabonadora mas que em momento algum interferirá na apreciação do vinho escolhido.
Consultem sempre o sommelier dos restaurantes que frequentam.
Apreciem sempre um bom e honesto vinho.