.


.

.

25 junho, 2012

o que é tabu para você?



Pela repercussão do post anterior, fiquei curiosa em saber se eu usara a palavra 'tabu' da maneira que eu desejava. Recorri a uma pesquisa rápida e o wikipedia me forneceu interessante esclarecimento, 

De modo geral, pode-se definir tabu como qualquer assunto ou comportamento inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade.
Um tabu é um assunto cuja discussão costuma ser evitada pela população em geral, devido a diversas razões: seja porque este seria alvo de opiniões contraditórias; porque se trata de um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas; porque seja uma pauta polêmica capaz interferir com a moral e bons costumes da sociedade etc.
Conforme estudos do psicanalista Sigmund Freud e do antropólogo Levi-Strauss, tabu seria um sentimento social coletivo sobre um determinado comportamento ou assunto, seria uma ponte entre duas determinações comportamentais, uma biológica e outra cultural.
Desta forma, tabu difere de 'regras sociais', as quais são um tipo de construção cultural pertencente a sociedades mais complexas e avançadas, como pode ser estudado no padrão social europeu. [wikipedia.org.br]
Finalmente me dei conta que sim, usei a palavra dentro do contexto que queria. Mas, alguns esclarecimentos se fazem necessários.
Não tenho o menor constrangimento com respeito a minha idade, jamais encarei essa informação como sendo  'tabu;  
Respeito muito as cicatrizes que trago em meu corpo porque elas contam a minha história;  
Não renego minhas estrias e celulites, ora, elas também são fruto da minha história, como negá-las; 
Ainda tinjo os cabelos mas já começo a me imaginar com eles curtinhos e assumidos no tom natural -- que eu nem imagino qual seja;  
Não sou escrava das convenções atuais de magreza nada saudável e mesmo do massacrante culto ao corpo "ideal"; 
Mas, quanto ao meu peso e agora as minhas atuais medidas...
Quem já passou pela experiência de ver o seu manequim mudar, sabe ao que me refiro. 
Pode parecer futilidade. Então, que seja.
É sim uma realidade com a qual ainda tenho dificuldade em administrar, meu novo corpo, minhas novas medidas. 
A passagem do tempo é um inesgotável autoconhecimento e nem sempre estamos preparados para enfrentá-la.
E vocês, já pensaram o que consideram algum tema como tabu?