.


.

.

05 julho, 2012

dica do felipe


Olá Queridíssimas Leitoras!!!!!
Estava novamente estudando sobre nosso assunto preferido... MAKE-UP... e decidi fazer um post tratando de diferenças e evoluções da maquiagem. Então, vamos saber um pouco sobre


Podemos citar o Egito antigo como uma das passagens comprovadas da existência da maquiagem. Os grandes faraós, sacerdotes, guerreiros — enfim, homens e mulheres em geral, dessa fase da história da humanidade — já usavam extratos de plantas, misturas de pedras e até mesmo o uso de terra para "enfeitar" o rosto e o corpo!

Isso se estende pela Idade Média chegando até os dias de hoje e existem muitas curiosidades que gostaria de dividir com vocês, ok? E como de costume vou dividir por partes as explicações!
Mas vamos focar as diferenças dos anos 1950 para cá.
Olhos
...ONTEM
As mulheres não aplicavam muitas cores nos olhos, isso também ocorria pela falta da diversidade de sombras que ainda não haviam chegado ao mercado. Algumas vezes quando queriam dar cor às pálpebras, aplicavam o próprio batom nos olhos e espalhavam com o dedo.
O delineador era muito valorizado, pois se não havia muitas cores, o desenho do contorno dos olhos, feito com lápis, tipo de tinta preta e posteriormente com o próprio delineador sofisticava o olhar e até mesmo criava uma certa rivalidade entre as mulheres, sobre os melhores desenhos feitos no canto externo dos olhos!
HOJE...
Na atualidade existem tantooooooooooooossss, mas tantoooosss produtos que eu poderia citar uma infinidade deles aqui rs, e tenho certeza que muitas de vocês devem ter soltado um "Graças a Deus", rssssssss
Só de sombras existem os tipos: compactas, soltas, em gel, com brilho, opacas etc etc etc
Delineadores: líquidos, em gel, contornos largos, finos, com detalhes Orientais, Ocidentais, e por aí vai.
Sombras iluminadoras para realçar o olhar e sombras para correção e embelezamento das sobrancelhas!
Lápis para olhos de todas as cores possíveis e imaginárias, que passeiam de um look ousado ou fashion, até o mais fino e elegante!
Boca
...ONTEM
As cores de batons estavam limitadas aos vermelhos e a durabilidade e qualidade do produto não eram incríveis como hoje em dia. Com certeza, o batom deveria ser levado na bolsa para reaplicar durante todo o dia
Em algumas das épocas do "ontem" o lábio delineado, às vezes fortemente, era uma questão ímpar na maquiagem. Os lábios eram bemmmm destacados!
HOJE...
Começando pelas cores, existem todasssss e muito mais! rsss
A qualidade dos batons cresceu absurdamente nutrem, trazem na composição sais minerais, vitaminas, protetor solar, e por fim, acabamento natural!
O uso do uso de lápis labial tão defendido por nós profissionais é aplicado com suavidade, de preferência em cor NUDE, somente para desenhar o "arco do cupido" (V-zinho do meio do lábio superior). Afinal, se aplicar o batom sem este desenho natural poderá ficar com duas tarjar de cor sem definição!
As cores opacas, o famoso MATE, hoje fazem parte da preferência das mulheres e muito usadas no mundo da moda. Sua durabilidade ainda é superior aos batons cremosos e o resultado INCRÍVEL!
Ainda existe o brilho labial que pode dar um toque todo "iluminado" ao seu make up! Mas sem exageros! Lembre-se do efeito "comi frango assado e sequei as mãos nos lábios".
...ONTEM – o rouge
Meninas... antigamente era triste ...
Muitas mulheres aplicavam o batom vermelho da época na maçã do rosto e o espalhavam com a mão, deixando um resultado de queimadura ou chinelada no rosto.
Depois chegou o avô do blush, chamado ROUGE — e pasmeemmmmmm!, muita gente ainda o chama assim — com cores também limitadas, não havia a preocupação de quais cores combinavam com seu tom de pele, o modo de aplicação com o formato de seu rosto etc.
Essa foi sim uma fase sombria da história da maquiagem. Mas, ainda bem que chegou a evolução!!!!!
HOJE... – o blush
Como mencionado acima, a evolução chegou com muitas cores, melhor qualidade etc.
O vermelho deu espaço aos tons de terra, marrom, cobre e até mesmo o rosa (tão pichado por mim, eu sei).
Confesso que com relação à aplicação ainda existe muitoooooo a se trabalhar, explicar e principalmente aprender.
Mas... quando usado corretamente, dá o famoso "ar de saúde", perfila o rosto, e as deixa lindíssimas!
Pele
...ONTEM
As bases quase não existiam, apenas o pancake e duocake que ainda existem!


Euuuuuuuuuuuu não os uso por nada. Profissionalmente acho que ambos dão um efeito de reboque e no primeiro sorriso craquelam o rosto como filme de terror.
As cores por mais que testadas ao seu tom de pele, para mim, não dão efeito natural.
O uso do famoso pó de arroz, deixava as mulheres brancas como kabuki.
HOJE...
Na atualidade as bases são incríveis!!!!!!!!
Os tipos são vários: líquida, cremosa, compacta etc etc.
As cores são muitasssssssssssssssssssss e dificilmente, eu diria... quase impossível, não achar seu tom com uma base de super qualidade!
O pó continua a ser usado, mas existente em diversos tons, inclusive o incrível TRANSLÚCIDO  que não altera a cor de nenhuma etnia.
Curiosidades
- Antigamente não existiam corretivos, sombras ou qualquer produto utilizado para correções. (Ainda bem que estamos na atualidade não é????);
- Hoje, diferente de décadas passadas, existem e NÓS [profissionais especializados em Design de Sobrancelhas] sem precisar dar muitos detalhes... imaginem como era antes: ou taturanas ou finíssimas ou pior!, retiradas e feitas com lápis (quase infarto com essa imagem na minha mente);
E por fim, não podemos deixar de citar a criação dos milharessss de pincéis que deixam o make profissional e sem marcas diferente da aplicação MEDIAL com os dedos!!!!
Espero que tenham gostado do post de hoje!!!
Super abraço,