.


.

.

24 julho, 2012

dica do sommelier n. 31


Olá Amigos,
Pensem e me respondam:
- Quantas vezes nós somos confrontados com certezas sobre vinho e que, bem analisadas, são no mínimo duvidosas?
- Quantas vezes você já se interrogou se será mesmo assim, como ouvimos dizer ou como alguém nos garantiu?

Para isso, esclareço hoje algumas perguntas que vivencio no dia a dia

– O vinho quanto mais velho melhor?!

resposta - São poucos os vinhos que podem e sabem envelhecer bem e ainda mais raros os que conseguem envelhecer com saúde. Os vinhos de hoje em todos os estilos são fetos pra se consumir em curto prazo de tempo, com exceção dos excepcionais que além de longevos são extremamente caros. Mas, claro, nada se compara ao prazer de se apreciar um vinho velho em plena saúde.
– Um vinho “reserva” será sempre melhor que um vinho “normal”?!
resposta - Infelizmente, a realidade é outra. Por si só, esta palavra nada lhe diz sobre o vinho. Alguns produtores usam essa e outras palavras similares para ostentar um “marketing”, sem qualquer conexão com a qualidade do vinho. Para isso, o vinho precisa passar por um controle regional de qualidade (legislação).
– O vinho tinto é benéfico para a saúde e o vinho branco não?!
resposta - Não existem provas científicas que sustentem essa afirmação. Evidentemente que consumido em excesso o vinho será sempre prejudicial. Independentemente de consumir vinho branco ou tinto, a recomendação de consumo de vinho - moderadamente - é aceita e também a mais sensata.
Minha dica:  Ao escolher um vinho, dê preferência àqueles que trazem referências, por exemplo, a uva usada na composição, o produtor, a região e a safra.
Uma loja pode oferecer centenas de vinhos do mundo inteiro. É mais fácil escolher uma garrafa se nos lembrarmos que os vinhos podem ser classificados segundo seu estilo.
A partir desta dica n. 31, abro espaço e me prontifico em tirar algumas dúvidas como essas. Escrevam e perguntem que eu terei o maior prazer em responder.
Apreciem sempre um bom e honesto vinho.