.


.

.

07 agosto, 2012

dica do sommelier n.33


Olá Amigos,

Hoje minha dica é simples.

Nos últimos dias tive o prazer de apreciar alguns nobres vinhos e percebi que, a cada dia que passa, o leque de produtos  cresce e suas qualidades seo inovam.

Sabemos que cada região ou país têm a sua uva predominante, por exemplo, Zinfandel na Califórnia, Malbec na Argentina, Carmenère no Chile, Pinotage no Sul da África e assim sucessivamente.

Portanto, além dessas  uvas em suas regiões específicas, há também outras que não são muito citadas, mas que têm um papel muito importante. São chamadas de coadjuvantes.

São uvas usadas em alguns cortes pelos produtores justamente para fornecer ao vinho o que a uva de origem precisa,tal como boa acidez, taninos, corpo, harmonia, leveza, estrutura e etc.

Para compreendermos melhor, p.ex., a uva Zinfandel é a que produz vinhos licorosos quando sozinha, pois quando usada em corte com outras uvas mais classudas, como a Cabernet ou Shiraz, o vinho ganha corpo.

As coadjuvantes também podem sobressair como uva principal. Na Argentina, existem parreiras setentrionários de uma espécie europeia chamada "BONARDA" que quando usada sozinha adquire um produto realmente impressionante - um varietal bonarda argentino tem nuances fortes e pronunciadas,  cor viva intensa, bouquet rico e elegante, paladar marcante.

Então amigos, está é uma dica para quem gosta de apreciar uma boa bebida fugindo das habituais referências e buscando algo inovador. 

Apreciem sempre um bom e honesto vinho,