.


.

.

02 novembro, 2012


A

 Belle Époque é normalmente compreendida como um momento na trajetória histórica francesa que teve seu início no final do século XIX, mais ou menos por volta de 1880, e se estendeu até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Mas, na verdade, não é possível demarcar tão rigorosamente seus limites, uma vez que ela é mais um estado espiritual do que algo mais preciso e concreto.


Paris se torna o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta. Toda a elite intelectual consome avidamente os livros de Baudelaire, Rimbaud, Verlaine, Zola, Anatole France e Balzac, uma referência existencial para os que estavam sintonizados com os ares da Belle Époque.



Esta era é até hoje relembrada como uma época de florescimento total do belo, de transformações, avanços e paz entre o território francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus mais próximos.


Surgem novas descobertas e tecnologias, e o cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema. A face artística é subvertida com o nascimento do Impressionismo e da Art Nouveau. Em outras terras a arte e a arquitetura nascentes neste momento são conhecidas como obras de estilo Belle Époque.


Uma história no ar...



Filha de Alberto Assunção e esposa de Edgar Vieira, Laura, 
apesar de bonita e vaidosa, não é dada a futilidades. 
Formou-se professora sob o olhar atento e reprovador de sua mãe, 
a ex-baronesa de Boa Vista, Constância Assunção.


A grande matriarca da família Assunção é uma esposa dedicada 
e uma mãe muito zelosa. 
Busca o bem para sua família, custe o que custar.
.
.

Lado a Lado

escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage
supervisão de texto: Gilberto Braga
direção geral: Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra
figurino: Beth Filipecki e Renaldo Machado
consultor de fotografia: Walter Carvalho
direção de fotografia: Daniel José dos Santos
.
.
.
fontes: pt.wikipedia.org | pitoresco.com.br | portal globo.com | imagens: google
.
.
.