.


.

.

04 novembro, 2012



A

rt déco , expressão francesa referente à arte decorativa, é um estilo que rapidamente se tornou modismo internacional. Para alguns seria a modernização do art nouveau.
Originou-se em Paris, com a grande mostra Exposition Universelle des Arts Décoratifs, em 1925.
Foi um movimento popular internacional de design de 1925 até 1939, que afetou a  decoração, arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema.

O movimento, de certa maneira, foi uma mistura de vários estilos e movimentos do início do século XX, entre eles o construtivismo, cubismo, modernismo, Bauhaus e futurismo.
A sua popularidade na Europa foi durante os picos dos loucos anos 20 e continuou fortemente nos Estados Unidos ao longo da década de 1930. 
Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, a art déco foi meramente decorativa. Naquela época, como ainda hoje, foi visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno.
Representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo: edifícios, esculturas, joias, luminárias e móveis são geometrizados, sem abrir mão do requinte.
O uso de materiais menos nobres – como o baquelite, concreto armado, compensado de madeira e aço tubular – e o início da produção em série contribuem para baixar o preço unitário das obras. É o caso das luminárias de vidro com esculturas de bronze criadas pelo francês René Lalique (1860-1945), vendidas em grandes lojas. Antes, designer de joias do estilo art nouveau, ele foi um dos grandes expoentes da art déco.


pulseiras de baQuelite
A art déco possui, nos Estados Unidos, duas fases formais distintas: na primeira procurou-se inspiração nas máquinas e formas industriais; na segunda seguiu-se o estilo Hollywood de inspiração nos figurinos e cenários dos filmes.
A era das divas





fontes:  Wikipédia, a enciclopédia livre | portal UOL | imagens google
.
.
.