.


.

.

06 janeiro, 2013

livros & leituras


Confesso: não gostava de História do Brasil nos tempos de escola.

Achava chaaaaaata.... e mal sabia eu que eram os anos da ditadura militar e que os livros didáticos contavam aquilo que convinha ao período, apenas as datas e nomes. Não percebia que faltava “a” história.

O tempo passou e creio que, assim como eu, muita gente daqueles anos, se aproximou da História do Brasil nos últimos tempos.

Curiosamente os livros que tenho desse tema foram escritos por jornalistas: Eduardo Bueno e Jorge Caldeira.

E nos últimos tempos, graças ao empréstimo de Sandra Cozenzo, leio 1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes - outro jornalista.

Leitura atrasada, claro, iniciada nos últimos dias de 2013... e o fato é que a Família Real nunca me empolgou.




Sempre me invoquei com o fato de Carlota Joaquina bater seus sapatos no porto, antes de embarcar de volta à Europa, para não levar nem a poeira do país nos seus pés.

E o que dizer de D. João VI? Pois é...



Mas, Laurentino Gomes trouxe os fatos históricos acompanhados de uma linguagem próxima do século XXI. Ágil e repleta de citações de historiadores que se debruçaram sobre a história daqueles anos.

Ótima surpresa e leitura.


1808
Laurentino Gomes
357 páginas
Editora Planeta