.


.

.

15 fevereiro, 2013

momento toucador



Quem não tem o seu perfume preferido que atire o primeiro frasco.

Eu escolhi o meu há anos, a partir de um brinde que uma amiga trouxe de uma viagem a Nova York. Até hoje não consigo me desligar de sua fragrância. E por mais que outros perfumes me apaixonem, aquele se tornou minha marca. Mas não o uso com tanta frequência como em tempos atrás quando o usava diariamente.

Isso porque eu também gosto muito de colônias. Para o dia a dia adotei a Colônia Johnson's, fresquinha e leve, que deixa aquele cheirinho de banho tomado e que também marca presença.

E quando escrevo 'marcar presença' me refiro a uma presença positiva, que tanto homens como mulheres perguntam, "que cheiro bom é esse?"

Nos dias quentes de verão, ou mesmo após um banho relaxante, nada mais delicioso do que uma água de colônia fresquinha e suave.

Recentemente, no setor de perfumaria da farmácia me deparei com a linha de deo colônias lançadas pela Phebo. Ao todo são quatro: Alfazema Provençal, Limão Siciliano, Figo da Turquia,  Tuberosa do Egito. Adquiri a de Limão Siciliano.

Colônia inspirada nas colinas da Sicília. Sua fragrância cítrica transmite o frescor das tardes no Mediterrâneo.

Notas de Topo: artemísia, alecrim, bergamota, pimenta negra
Notas de Corpo: jasmim, limão siciliano, rosa, violeta
Notas de Fundo: cedro, almíscar, benjoim



Água-de-colônia, colônia, eau de cologne. É um tipo mais suave de perfume, composto por uma solução de óleos etéreos em etanol diluído (de 70% a 90%).  Já a deo colônia é mais suave ainda (indicada para ser usada no corpo todo).

A original "Eau de Cologne" de Johann Maria Farina (1685-1766) contém entre 4% e 8% de óleo de perfume, ao passo que as atualmente conhecidas águas-de-colônia contêm entre 2% e 4% de óleo de perfume. A denominação deve o seu nome à cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi criada.

A história...


Napoleão Bonaparte não usava nenhum perfume, apenas uma “água” com um aroma leve e fresco de propriedades terapêuticas, que até o século XVIII era vendida exclusivamente por boticários sendo até prescrita por médicos.

Conta-se que o imperador francês era tão fanático pela fragrância que usava 50 frascos por mês e não só para usá-la no corpo, parece que ele também a bebia.

A "água" em questão era a Eau de Cologne Jean Marie Farina,perfumista e herdeiro de uma tradição de boticários que teve um papel decisivo na arte da perfumaria. 

Farina herdou a fórmula da Aqua Mirabilis ("água maravilhosa") criada em 1693 pelo italiano Gian Paolo Feminis. As suas características são extraídas das notas de limão e bergamota, neroli, alecrim, pimenta, murta, madeira de sândalo e cedro.

A fórmula da Aqua Mirabilis baseava-se num destilado de plantas medicinais que foi patenteado pela Faculdade de Medicina de Colônia, Alemanha, em 1727. Farina herdou a fórmula, mas mudou o seu nome para Eau de Cologne em homenagem à sua cidade natal. Quando se mudou para Paris, em 1806, conseguiu que se tornasse na primeira água-de-colônia de sucesso na história da perfumaria.

A Eau de Cologne Jean Marie Farina tornou-se uma referência na corte francesa - recebeu a aprovação da Comissão dos Remédios Secretos em 18 de Agosto de 1810 - e, pode dizer-se que Napoleão Bonaparte foi o seu mais notório embaixador ao levar a fama do perfumista às cortes europeias.

E a água-de-colônia que Napoleão usava ainda é comercializada pela Roger&Gallet (foto).

No sucesso das fragrâncias da Roger&Gallet também há que destacar a visão artística da casa que elevou alguns dos seus frascos de perfume ao status de obra de arte ao serem assinados por referências como Lalique ou Baccarat.


Outro ícone ...


4711 é a marca da empresa alemã Mäurer & Wirtz GmbH & Co. kg e um dos artigos alemães mais conhecidos, e para mim, é a mais remota lembrança de água de colônia original alemã.

É um clássico absoluto da perfumaria internacional. Foi criada em 1792 pelo perfumista Wilhelm Mülhens, em Colônia. A sua água recebeu a denominação 4711 quando a Alemanha foi invadida pelas tropas napoleônicas.

Durante a ocupação francesa na cidade, um comandante francês ordenou uma nova numeração sequencial das casas, e a casa de Mülhens era justamente a de número 4711  – após a saída dos invasores eles resolveram adotar esse numeral como marca registrada.

Produzido com ingredientes 100% naturais, tem em sua fórmula laranja, lavanda, lima, tangerina e óleo de neróli. 

O efeito revigorante de 
4711 agrada tanto homens e mulheres que atestam, inclusive, suas qualidades terapêuticas ao combate ao calor, à poluição e ao stress diário.

Notas de Cabeça: Frutas Cítricas
Notas de Coração: Lavanda e Alecrim
Notas de Fundo: Neróli


Marque presença, refresque-se e renove-se a preços acessíveis.











fontes: perfumaria phebo site oficial | wikipedia | life&style.publico.pt
imagens meramente ilustrativas