.


.

.

16 abril, 2013

dica do sommelier n.56


Olá Amigos,

Como estão vocês?

Acho bastante interessante a questão dos espumantes, afinal, o nosso país possibilita apreciarmos essa bebida refrescante e ao mesmo tempo sedosa, rica e cheia de caráter. 

O espumante brasileiro é isso, uma bebida nobre com a tipicidade do lugar, e é possível dizer seguramente que ele já encontrou seu ponto forte na viticultura, graças ao clima temperado influenciado pelas linhas imaginárias do extremo sul que se localizam entre 30 e 50 graus de latitude, o que possibilita termos uma viticultura correta, levando em consideração também a topografia e os ventos trazidos do oceano. 

Partindo desses aspectos, enólogos brasileiros completam a produção usando o tradicional método Champenoise que corresponde à segunda fermentação na garrafa, ou então, o método Charmat que vem a ser uma vinificação com segunda fermentação em tanques de aço inox.

Em momentos de muita felicidade como um casamento ou noivado, que representam momentos de muita alegria, um espumante sempre será a bebida ideal, já que reúne frescor em nuances mescladas e notas de frutas enriquecidas por finas perlages
Deixo aqui algumas dicas de espumantes com suas referências, lembrando que é sempre bom ter como base de referência as uvas, o método de produção e a região de origem:

Se preferirem um espumante com notas adocicadas, busquem os de regiões mais quentes, com método Charmat e uva Moscatel;

Um espumante Brut, é a escolha tradicional, procurem observar a ficha técnica do produto e certifiquem-se de que foi produzido com as uvas Chardonnay, Pinot noir e Pinot meunier porque essas são as principais uvas para produção de um espumante.

O tradicional e original Champanhe reservem para o brinde, este é um espumante muito nobre que imprime muita sofisticação ao momento. EScolham um da legítima região de Champagne.

Apreciem sempre um bom e honesto vinho.

Jeozadak Gomes
.
.
.
imagens|Pinterest