.


.

.

30 abril, 2013

dica do sommelier n.58


Como vão amigos?
Hoje trago uma dica prazerosa e especial e que também faz jus em estar presente à mesa em um dia tão especial que é o Dia das Mães.
No próximo dia 12 de Maio, se faz presente uma data muito importante em nossas vidas, que para mim é como uma dádiva divina. Mãe é tudo, e por isso não deixaremos de homenagear este tão sublime ser que são nossas mães com um belo e harmonioso almoço.
.
Para isso, preparei alguns exemplares de vinhos que eu mesmo já provei e assino como referência fundamental no almoço de nossas queridas mães.
Para iniciar 
Prepararemos um coquetel de boas vindas e serviremos espumantes. Então aí entra a primeira dica: estou falando do Prosecco Bisol Cartizze do Veneto, Itália. A Família Bisol é tradicionalmente conhecida pelo requinte e qualidade na produção de prosecco. Cartizze é um espumante feito pelo método Charmat em colheitas unificadas. Eu o indico por ele ser convidativo, aromático, com leves notas de amêndoas e pêras, buquê sedoso e delicado complementado por uma madura acidez, apresenta um final firme e envolvente. É facilmente encontrado na Terroir Vinhos.
Ao iniciar o almoço
Poderemos relacionar no cardápio uma salada um tanto simples, com alface, tomate, rúcula, queijo mussarela de Búfala, tomate seco entre outros condimentos e será acompanhado de um Orvieto Clássico Superiore, um vinho branco de Umbria, Itália, produzido com uvas Trebbiano e Malvasia em maior quantidade e Alicante em pequena proporção. Sua vinificação é feita em tanques de aço com controle de temperatura sem passagem em carvalho, o que lhe confere um frescor intenso e frutado. Pode ser encontrado na Mistral.
Segundo prato
Como se trata de um almoço, a ideia é saborear comidas leves e para isso indico um ravióli sutilmente recheado de fundo de alcachofras, coberto com um leve molho de tomates sem pele cortados em cubos e refogados no azeite de oliva (de preferência com 0,5% de acidez), manjericão e sugo de tomate. O prato pede um vinho tinto leve, maturado e de pouca acidez, portanto, sugiro um Tempranillo, e indico o Dominio de Atauta, um tinto fino de Ribera de Duero, Espanha. Esse vinho vem de vinhedos demarcados pelo Domínio de Atauta, comandado por Miguel Sánchez. Provei o Dominio de Atauta de safra 2001 e me surpreendi, o vinho é de cor granada profundo, boa complexidade, elegante, intenso com finas camadas de frutas maduras, corpo médio, equilibrado e persistente. Encontrado também na Mistral.


A sobremesa
Ela pode se acompanhar por um vinho branco leve e frutado, um espumante que pode ser um Asti, ou um vinho Botritizado - seja qual for a sobremesa, o açúcar está presente, então busque um vinho em que também se faz presente a acidez.

E que Deus abençoe cada uma das mães deste imenso mundo e que o próximo dia 12 de Maio seja marcado com o prazer e o requinte de uma boa mesa.
Apreciem sempre um bom e honesto vinho...
Jeozadak Gomes





Informações úteis

TERROIR VINHOS 
Telefone: (11) 2109-1500

MISTRAL IMPORTADORA
Telefone: (11) 3372-3400
www.mistral.com.br