.


.

.

08 agosto, 2013

dica do sommelier n.65

Amigos,

Falarei hoje sobre um vinho que provei recentemente, seu nome,



SETÚBAL
Moscatel Roxo 20 Years


Anotem, esse é o cara!

Elegante, com uma cor quase âmbar e alguns tons esverdeados em virtude de seu envelhecimento. No nariz revela aroma convidativo e gracioso, bouquet rico de uvas passas, caramelo e cascas de laranja seca. Na boca, denota paladar adocicado, oriundo da casta, frescor abundante e acidez equilibrada.

O Setúbal Moscatel Roxo 20 Years, é um vinho doce fortificado que harmoniza muito bem com um aperitivo ou acompanhando uma sobremesa.

É produzido por José Maria da Fonseca, da região de Setúbal, ao sul de Lisboa, Portugal. A sua produção é similar aos vins doux naturels do sul da França, adicionando ao mosto em processo de fermentação, uma aguardente vínica, bloqueando a ação dos levedos, preservando uma parte do açúcar residual do fruto aumentando seu teor de álcool.

O clima da região de Setúbal é relativamente quente que naturalmente resulta em parreirais com videiras preguiçosas, com pouca acidez. Por este motivo, é muito difícil encontrar um vinho de Setúbal com a classe e o glamour de seu estilo. Portanto, Moscatel Roxo 20 Anos me surpreendeu por obter toda característica de um verdadeiro Setúbal.

Além dos vinhos de Setúbal, relembro aqui outros excelentes vinhos fortificados na Península Ibérica

Porto         Madeira                Xerez


Lembrem-se sempre de apreciar um bom e honesto vinho,

Jeozadak Gomes
.
.
.