.


.

.

31 outubro, 2009

sortilégio de amor


Em dia de celebrar as bruxas e a porção pagã que vive dentro de mim, este ano me lembrei de uma SESSÃO DA TARDE que sempre me fascinou. Admito que tive de recorrer ao GOOGLE  para encontrar o título e a sinopse porque só me recordava das imagens de Kim Novak [belíssima], do gato [um lindo siamês], James Stewart [James Stewart, sempre], do ator que interpretava o irmão-bruxo [pensei ser Tony Randall, mas eis que na realidade era o talentoso Jack Lemon, não que Tony Randall não o fosse, mas para mim Jack Lemon é Jack Lemon, entendem?].

Em inglês BOOK, BELL AND CANDLE tornou-se em português SORTILÉGIO DE AMOR, comédia de 1958 dos estúduos COLUMBIA, adaptação de uma peça da Broadway.

Kim Novak interpreta Gillian Holroyd, Jack Lemon é seu irmão Nicky Holroyd [há uma cena em que ele toca bongô ... que é super cool], ela tem um gato, Pyewacket, que faz parte da história. Todos vivem em Greenwich Village, boêmio e descolado desde sempre.

RESUMO DA ÓPERA:  Uma bruxa lança um feitiço sobre seu vizinho para deixá-lo perdidamente apaixonado por ela.  Em Nova York a dona de uma loja de objetos de arte, Gillian, é uma bela bruxa, que mora com um gato siamês, Pyewacket, que indiretamente a ajuda em seus feitiços. É com o auxílio do gato que ela lança um encanto sobre um vizinho, Shepherd Henderson [JAMES STEWART], um editor que passa a amá-la tanto que rompe o noivado com Merle Kittridge que por sua vez é rival de Gillian desde os tempos de colégio. Entretanto Gillian perderá seus poderes se corresponder a este amor. 

O filme é delicioso, envolvente e todos estão perfeitos. Não poderia ser outra atriz. Kim Novak está belíssima e mesmo se tratando de uma atriz limitada, a direção soube explorar suas capacidades.

Adoro. Simplesmente Adoro.

Charmoso e com toda a aura das produções dos anos 50 mas já antevendo os 60. Além de se passar em NY, encontra-se no Greenwich Village, tem muito jazz [a trilha é charmosa demais também], os bruxos são boêmios e  charmosos que não sentem emoções [estas são características dos mortais], tem o feitiço/sortilégio para roubar o noivo da rival e o feitiço que se vira contra a feiticeira.

É esta a atmosfera de bruxas e bruxarias que gosto de lembrar...