.


.

.

31 janeiro, 2013

d.i.V.A.

Admito, ou melhor, juro diante do espelho que eu tenho em mim, sim!, uma Gloria Swanson.
- Gloria Quem?
Ah, tá. Você se faz de je ne sais pas qui est ou não sabe de quem estou falando?
Vou refrescar a sua memória genética: Gloria Swanson certamente foi a diva da sua avó ou bisavó – e aqui não estou querendo ofender quem me lê, longe disso, estou mais é homenageando as senhoras suas ancestrais.
Ms. Swanson foi uma das primeiras estrelas da Hollywood na era do cinema mudo – xii, peguei pesado, estou homenageando sua trisavó, né?
Não era “bOoniitAa” na acepção das vogais, porém, conhecia seu melhor ângulo, seu melhor close e detinha um olhar f.u.l.m.i.n.a.n.t.e., e quando o lançava (o olhar) a um desafeto, ou num momento star...  socorro!
E por que fui resgatar essa senhora do fundo do baú no sótão da casa de minha avó?
Ora, porque todas nós temos nossos "momentos Gloria Swanson" quando estamos irritadas com algo ou alguém, quando estamos numa severa TPM, quando dormimos muito mal, ou dormimos muito pouco, ou enfrentamos uma baita enxaqueca...ah, viram como a lista de Momentos-Swanson é infinita?
Quem foi Gloria Swanson...
Ms. Swanson foi uma atriz canastrona, em uma época em que ser canastrão fazia parte da Sétima Arte, com atuação exagerada para suplantar a falta do som. Ainda assim ela tinha seu magnetismo.
Ela sempre representou mulheres extravagantes e seguras, que agiam segundo sentimentos e lógica pessoais. Como estrela importante de Hollywood, conseguiu manter a popularidade com o advento do cinema sonoro, e mesmo assim, deixou o cinema em 1932 e se tornou uma mulher de negócios, e voltava a filmar sempre que o papel lhe agradasse. Ou seja, ela também agia segundo seus sentimentos e lógica.
Em 1950, aos 51 anos, estrelou Crepúsculo dos Deuses, dirigida por Billy Wilder, e deu vida a Norma Desmond, uma atriz do cinema mudo incapaz de aceitar que fora esquecida pela indústria, produtores etc.
Até hoje o filme é um clássico dos clássicos noir, com Hollywood criticando a si mesma, repleto diálogos marcantes, com atores (além de Gloria Swanson traz Buster Keaton) e diretores (Erich von Stroheim e Cecil B. DeMille) esquecidos em 20-30 anos pela indústria que ajudaram a criar.

OK, Sr. DeMille, eu estou pronta para o meu close up.”  Norma Desmond

Gloria Swanson em Crepúsculo dos Deuses como Norma Desmond

Mas voltando à Ms. Swanson, pessoalmente não gosto das imagens dela sorrindo, um riso frio, forçado e porque não, feio. Penso nela como uma diva voluntariosa, de lábios cerrados e olhar frio repleto de desdém.
E quem, em sã consciência, já não se portou assim em algum momento que atire o primeiro bob.
E vocês, como chamariam esses momentos?